Um visitante do museu Pompidou-Metz, na França, mordeu uma banana avaliada em US$ 6,2 milhões (R$ 34 milhões) que fazia parte da obra conceitual “Comedian”, do artista italiano Maurizio Cattelan.
A peça, que consiste em uma banana presa à parede com fita adesiva, foi rapidamente restaurada pela equipe do museu após o incidente ocorrido no último sábado.
Segundo o museu, a intervenção da equipe de segurança foi rápida e tranquila, e a obra foi reinstalada em poucos minutos. A banana, por ser perecível, é regularmente substituída conforme as orientações do artista.
Cattelan lamentou que o visitante tenha consumido apenas a fruta, e não a fita adesiva que a acompanha, parte essencial da obra. “Comedian” estreou em 2019 na Art Basel, em Miami Beach, e desde então tem gerado controvérsia ao questionar o mercado de arte, que o artista critica por ser especulativo e pouco benéfico para os criadores.
InfoMoney