Na sessão da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, o vereador Lukão fez um forte pronunciamento denunciando o atraso no pagamento dos professores contratados, que ainda não receberam os salários referentes ao mês de fevereiro.
O parlamentar destacou que, além da demora no pagamento, os professores estão sendo prejudicados na contribuição ao INSS, o que pode impactar sua aposentadoria no futuro.
“Hoje é dia 10 e os professores contratados ainda não receberam. Isso significa que eles perdem 30 dias de contribuição ao INSS. É como se eles não tivessem trabalhado quando forem se aposentar. Isso é um desrespeito com uma categoria fundamental para o futuro da cidade”, criticou Lukão.
Precarização da categoria e falta de respeito
Lukão também ressaltou que os professores contratados não têm direito a férias, nem 13º salário e ainda sofrem represálias quando tentam reivindicar seus direitos.
“Eles não podem nem reclamar, porque, se falarem, são cortados na hora. Além de estarem com o salário atrasado, ainda ficam calados por medo. Que mensagem estamos passando? Que eles não são ninguém? Isso é inaceitável”, afirmou.
O vereador cobrou um posicionamento imediato da Prefeitura e da Secretaria de Educação, lembrando que havia um compromisso de que o pagamento seria realizado até o dia 10 de março, o que não foi cumprido.
“Eu tenho um vídeo registrado onde a secretária garantiu o pagamento para hoje. Mas não foi pago. Como esses professores vão pagar suas contas, seus aluguéis? A Enel e a Cagece não esperam. É um absurdo que a segunda maior cidade do Ceará passe por um problema como esse”, finalizou.