União Europeia aprova Yeytuo (lenacapavir), primeira injeção semestral para prevenção do HIV

A Comissão Europeia aprovou nesta terça-feira (26) a comercialização do Yeytuo (lenacapavir) como profilaxia pré-exposição (PrEP) para reduzir o risco de HIV. Desenvolvido pela farmacêutica Gilead Sciences, o medicamento se torna a primeira e única opção de PrEP semestral aprovada para os 27 países da União Europeia, além de Noruega, Islândia e Liechtenstein.

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é responsável por enfraquecer o sistema imunológico, atacando os linfócitos T CD4+ e tornando o organismo mais vulnerável a infecções e doenças oportunistas. A infecção pelo HIV pode evoluir para AIDS se não tratada adequadamente, mas a profilaxia pré-exposição, como o Yeytuo, oferece uma forma eficaz de prevenir a infecção.

O Yeytuo é administrado por injeção semestral, representando uma alternativa prática aos comprimidos diários. Estudos clínicos mostraram que o lenacapavir possui eficácia quase total na prevenção do HIV em adultos e adolescentes com maior risco de infecção. Isso significa que pessoas vulneráveis podem manter sua rotina de prevenção com menos frequência de doses e maior proteção contra o HIV.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso do lenacapavir injetável como uma opção adicional de PrEP, destacando seu papel no combate ao aumento dos casos de HIV. Estima-se que cerca de 25.000 novos diagnósticos de HIV ocorram anualmente na União Europeia, evidenciando a importância de alternativas como o Yeytuo para reduzir a transmissão do vírus.

Além disso, a Gilead Sciences trabalha para disponibilizar o medicamento em países de baixa renda por meio de acordos com fabricantes de genéricos, ampliando o acesso à profilaxia do HIV globalmente.

Veja também:

  1. União Europeia aprova nova injeção da Gilead para prevenção do HIV
    A Comissão Europeia aprovou o medicamento para a profilaxia pré-exposição (PrEP) para reduzir o risco de HIV adquirido sexualmente em adultos e adolescentes com maior risco de contrair o vírus.

  2. Comissão Europeia autoriza o Yeytuo, a primeira terapia injetável contra o VIH
    O medicamento foi aprovado como profilaxia pré-exposição (PrEP) para reduzir o risco de transmissão sexual do VIH-1 em adultos e adolescentes com maior risco de infeção e com peso mínimo de 35 quilos.

  3. WHO recommends injectable lenacapavir for HIV prevention
    A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes recomendando o uso do lenacapavir injetável (LEN) duas vezes por ano como uma opção adicional de profilaxia pré-exposição (PrEP) para prevenção do HIV.

Compartilhe: