O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná retomará nesta segunda-feira, 8 de abril, o julgamento crucial que pode culminar na cassação do mandato do senador Sérgio Moro, do partido União Brasil. Moro está sendo investigado por suposto abuso de poder econômico e caixa dois durante as eleições de 2022.
O placar atual do julgamento está empatado em 1 a 1, e a discussão do caso será reiniciada com o voto da desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, que aparece ao lado do ex-juiz da Operação Lava Jato em uma foto que gerou controvérsias.
A Corte eleitoral rejeitou qualquer suspeição ou impedimento da magistrada. Cristofani alega que a foto ao lado de Moro foi tirada há mais de 30 anos e que se trata de uma imagem antiga de magistrados que trabalhavam no mesmo prédio.
A expectativa é que o julgamento seja concluído ainda hoje, uma vez que já existem posicionamentos tanto a favor quanto contra Moro. Caso a discussão se prolongue, foi reservada uma sessão adicional para o dia 10.
Cabe ressaltar que o caso ainda pode ser levado ao Tribunal Superior Eleitoral, em grau de recurso. O TRE estima que, nessa eventualidade, os autos sejam encaminhados à Corte superior em maio.
Após o voto de Cristofani, seguirão os votos dos seguintes desembargadores, nesta ordem:
– Desembargador Julio Jacob Junior;
– Desembargador Anderson Ricardo Fogaça;
– Desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz;
– Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.