Cariri Como Eu Vejo

Sobe para sete o número de açudes sangrando no Ceará em 2024

Subiu para sete o número de açudes monitorados pela Cogerh que estão sangrando. Ainda nesta quarta-feira (28), sangraram os açudes Santa Maria, Santo Antônio de Aracatiaçu e São Pedro de Timbaúba, todos localizados na Bacia Hidrográfica do Litoral.

Já na manhã desta quinta-feira (29), registraram sangria o açude Patos, também na Bacia do Litoral, bem como os açudes Acaraú Mirim e Forquilha, estes dois últimos na Bacia Hidrográfica do Acaraú. Além deles, o açude Germinal em, Pacoti, segue sangrando.

O volume total acumulado nos açudes monitorados pela Cogerh é de 38, 87%. Sete açudes estão com volume superior a 90% e 45 seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade total.

Os reservatórios que atingiram a cota máxima até aqui são considerados pequenos, com baixa capacidade de reservação. Isso não tira a importância local dos mananciais. Outro dado que merece relevo é o fato de serem situados nas bacias que já haviam sido mais bem aquinhoadas com chuvas nos últimos anos. Portanto vinham com bons níveis de acumulação.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading