Cariri Como Eu Vejo

Sistema de energia registra novo recorde de consumo impulsionado por onda de calor

A rede nacional de energia registrou um novo recorde de consumo, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste domingo (17).

Às 14h37 da sexta-feira (15), o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou um pico de demanda de 102.478 MW. A carga média do dia também foi recorde, a 91.338 MWmed.

E o calor não deu trégua nem na última sexta-feira do verão. Segundo o ONS, o consumo elevado foi influenciado pelo clima, enquanto o país passa por mais uma onda de calor.

“Desde novembro de 2023, o SIN vem registrando sucessivos recordes na demanda instantânea de carga, em função das ondas de calor”, disse o Operador Nacional em nota sobre o resultado.

Os recordes anteriores foram registrados em 14 de novembro de 2023, com pico de 101.475 MW; e no dia 07 de fevereiro de 2024; 101.860 MW.

De acordo com a Climatempo, a atual onda de calor deve durar até o fim do verão, no dia 20 de março, levando as temperaturas a até 5ºC acima da média.

O ONS estima que a demanda por energia elétrica deve ser 5,7% maior na semana entre os dias 16 e 22 de março em relação ao ano anterior.

Fonte: CNN Brasil

Foto: REUTERS/Rafael Marchante/File Photo

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading