Senado Analisa projeto de lei que reconhece Juazeiro do Norte como Capital nacional da Romaria

Juazeiro do Norte, Capital da Romaria ??

Senado analisa projeto de lei que reconhece Juazeiro do Norte como Capital Nacional das Romarias

 

O Senado Federal recebeu nessa segunda-feira, 25 de agosto, o Projeto de Lei nº 4194/2025, de autoria do senador Eduardo Girão (Partido Novo), que propõe conceder ao município de Juazeiro do Norte, o título de Capital Nacional das Romarias. A iniciativa busca reconhecer oficialmente a relevância histórica, cultural e espiritual da cidade, que se consolidou como um dos maiores centros de peregrinação religiosa da América Latina.

Fundada em 1858 e transformada pela chegada do Padre Cícero Romão Batista em 1872, Juazeiro do Norte tornou-se sinônimo de fé popular. Milhões de romeiros visitam a cidade todos os anos, movidos pela devoção ao “Padim Ciço” e pelas tradições religiosas que atravessam gerações. O município, que hoje ultrapassa 300 mil habitantes, é também o maior do interior do Ceará e o centro da Região Metropolitana do Cariri.

No projeto, Girão destaca que a economia local é fortemente impulsionada pelas romarias, que movimentam comércio, hotéis, restaurantes, artesanato e serviços, gerando emprego e renda para milhares de famílias. Monumentos como a estátua do Padre Cícero na Colina do Horto, a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, o Santuário dos Franciscanos, o Santuário dos Salesianos e a Capela do Socorro, onde Padre Cícero está sepultado, são marcos que acolhem os peregrinos e reforçam a identidade espiritual da cidade.

Entre as principais romarias permanentes, estão a de Nossa Senhora das Candeias (fevereiro), a Romaria em memória da Páscoa do Padre Cícero (julho), a de Nossa Senhora das Dores (setembro) e a de Finados (novembro), considerada a maior de todas. Além dessas, muitas romarias que não são calendarizadas acontecem durante todo o ano. Esses eventos mobilizam multidões em manifestações de fé que fazem de Juazeiro do Norte um destino único no Brasil.

Segundo o senador Eduardo Girão, reconhecer Juazeiro como a Capital Nacional das Romarias “não é apenas formalizar uma vocação já existente, mas também potencializar o turismo religioso, fortalecer a economia e preservar o patrimônio cultural material e imaterial que envolve essa tradição”.

Compartilhe: