Cariri Como Eu Vejo

Saiba como tentar uma vaga no Fies; inscrições terminam nesta sexta-feira (15)

O prazo para inscrição no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) acaba às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (15). A inscrição, aberta desde terça-feira (12), deve ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição, 67.301 vagas foram ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC), para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.

Já o Fies Social, criado pelo MEC neste ano, reserva, no mínimo, 50% das vagas do Fundo para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo. O objetivo é atender às necessidades de estudantes de baixa renda e ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.

Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024, orienta a pasta.

O resultado será por ordem de classificação e pré-seleção na próxima sexta-feira (21), em chamada única, no Portal Único de Acesso.  A complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única acontece entre 22 e 26 de março.

A pré-seleção por meio da lista de espera acontece entre 28 de março e 30 de abril.

O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do Fies, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading