A executiva nacional do PT divulgou uma nota na noite desta segunda-feira, 29, afirmando que o processo eleitoral que elegeu Nicolás Maduro no domingo foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.
Na nota, o PT cumprimentou o povo venezuelano pela eleição e expressou confiança de que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que apontou a vitória de Maduro, “dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.
O comunicado destaca a importância de Maduro continuar o diálogo com a oposição para superar os problemas da Venezuela, que, segundo o PT, são causados em grande parte por “sanções ilegais”.
“O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”, finaliza a nota.
A presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, compartilhou a nota nas redes sociais.
O governo Lula (PT), que tem laços históricos com o chavismo, defendeu que o CNE divulgue as informações das mesas de votação. Em comunicado, o Itamaraty não parabenizou Maduro e pediu a publicação de “dados desagregados por mesa de votação”.
Ainda na noite de segunda, o Itamaraty emitiu um alerta aos brasileiros que vivem ou estão na Venezuela para que evitem aglomerações e se informem pelas mídias sociais da embaixada sobre as condições de segurança do local onde estão.
Nas últimas horas, protestos contra a vitória de Nicolás Maduro foram registrados no país.
Cafezinho