Cariri Como Eu Vejo

Prova de Vida GOV.BR está disponível para aposentados, pensionistas e beneficiários do Senado

Os aposentados e pensionistas do Senado Federal podem utilizar a Prova de Vida do GOV.BR. Esse serviço do Governo Federal comprova que a pessoa ainda está viva e pode continuar recebendo seu benefício previdenciário. Ao todo, a medida deve atingir cerca de 5.500 pessoas vinculadas ao Senado. A Prova de Vida Digital GOV.BR é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“Este é um procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos e, por isso, compartilhamos, sem custo algum, a solução do Governo Federal com órgãos de outros poderes e com entes da federação”, afirma o secretário de governo digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “O processo é muito simples e a Prova de Vida é realizada no aplicativo GOV.BR, por meio do reconhecimento facial ”, explica.

Antes dessa iniciativa do Governo Federal, os aposentados tinham de ir até o órgão pagador para ser atendido ou realizar a prova de vida nos terminais de autoatendimento de seu banco. “Agora, tudo é mais simples e direto pelo celular, evitando a perda de tempo e de recursos com deslocamentos que hoje são desnecessários”, complementa Mascarenhas.

“A parceria com o Ministério da Gestão para utilização da ferramenta de prova de vida do GOV.BR é um passo importante para a modernização dos nossos serviços e melhor atendimento dos aposentados e pensionistas do Senado. Além da maior comodidade e segurança para um público que às vezes tem dificuldade de deslocamento, o uso do GOV.BR para a prova de vida pode abrir as portas do governo digital para esses 5.500 aposentados e pensionistas” , disse o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) do Senado Federal, Gustavo Ponce .

Segue abaixo um passo a passo para orientar os usuários da Prova de Vida GOV.BR:

– Baixe e acesse o aplicativo gov.br;

-Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;

– Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;

– Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;

– Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;

– Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;

– Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;

– Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”; e

– Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Além de ser utilizada por todos os servidores públicos federais civis, a Prova de Vida GOV.BR já é utilizada por aposentados, pensionistas ou beneficiários de órgãos como a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) , Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) , Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) , Ministério Público Federal/Procuradoria-Geral da República (MPF/PGR) , Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) . Ao todo, a solução do Governo Federal já foi utilizada em mais de três milhões de provas de vida digitais.

Foto: Marcello Casal Jr

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading