Projeto Travessias Culturais fortalece ações socioculturais no Mirante do Caldas

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), em Crato, recebeu na última sexta-feira (21) a equipe do projeto Travessias Culturais, uma iniciativa do Instituto Dragão do Mar (IDM) em parceria com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O encontro teve como objetivo fortalecer parcerias com os equipamentos culturais da Rede IDM e ampliar o acesso à cultura para jovens em situação de vulnerabilidade.

O projeto acompanha 60 adolescentes e jovens em pós-medidas socioeducativas nos municípios de Fortaleza e Crato, promovendo atendimentos sociais, oficinas, cursos e vivências culturais desde junho de 2024. Durante a visita ao CAMC, foram discutidas estratégias para integrar as ações do projeto ao espaço e possibilitar que os jovens e suas famílias participem das programações do complexo.

Já na quinta-feira (20), a equipe do Crato reuniu representantes de diversas políticas públicas do município para firmar um protocolo de atuação intersetorial voltado à proteção social e ao fortalecimento das trajetórias desses jovens. Participaram do encontro órgãos como a Superintendência do Sistema Socioeducativo, o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Cultura e o projeto Virando o Jogo (PREVIO), entre outros parceiros.

A iniciativa reforça a importância da cultura como ferramenta de inclusão e justiça social, garantindo que públicos historicamente excluídos tenham acesso a oportunidades e permanência em espaços culturais.

Compartilhe: