Cariri Como Eu Vejo

Projeto de Novo Museu de Paleontologia impulsionará desenvolvimento regional em Santana do Cariri

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, acompanhada do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, do presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, e do arquiteto Carvalho Araújo, realizou uma visita à sede do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, na última sexta-feira (1º).

O propósito da visita foi estabelecer uma articulação entre o MCTI, o Ministério da Educação, o Governo do Ceará, a Prefeitura de Santana do Cariri e a Universidade Regional do Cariri (Urca)/Secitece para viabilizar a construção do novo Museu de Paleontologia no município. A obra visa atender à crescente demanda do museu Plácido Cidade Nuvens por mais espaço e estrutura, especialmente para receber fósseis repatriados, como o Ubirajara jubatus.

A secretária Sandra Monteiro enfatizou a importância da ampliação e modernização do museu para o desenvolvimento regional, destacando que esse investimento irá impulsionar a economia local e promover avanços no campo científico.

A nova sede deverá abrigar os novos equipamentos adquiridos para o museu, que somaram investimentos da ordem de 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 21,6 milhões), frutos do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), coordenado pela Secitece.

A comitiva foi recebida pelo reitor da Urca, Karlos Cleber, pela vice-reitora, Maria do Socorro, pelo diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro, e pelo diretor do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães. O prefeito, Samuel Cidade Werton, e o secretário de Obras, Sávio Cidade Werton, também estiveram presentes e assistiram à apresentação da proposta da nova sede, projetada pelo arquiteto Carvalho Araújo.

Além disso, a comitiva visitou o sítio paleontológico Parque dos Pterossauros, atraindo a atenção de pesquisadores e estudantes de todo o país, e a Casa da Pedra, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por fim, inspecionaram as obras do Santuário da Menina Benigna, visando impulsionar o turismo religioso no município.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading