Prognóstico Climático Apresenta Possibilidade de Estação Chuvosa Mais Curta no Ceará

Prognóstico Climático Apresenta Possibilidade de Estação Chuvosa Mais Curta no Ceará

O prognóstico climático para o trimestre de fevereiro, março e abril no Ceará foi apresentado nesta sexta-feira (19) pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, no Palácio da Abolição. Os resultados indicam 45% de chances de chuvas abaixo da média, 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e 15% para acima dela.

Uma das preocupações destacadas foi a tendência de uma estação chuvosa mais curta este ano, com os principais acumulados de chuva concentrados entre os meses de fevereiro e março. O presidente da Funceme ressaltou a importância dessa informação, especialmente para o mês de abril, que já apresenta sinais de chuvas comprometidas.

O cenário climático atual é influenciado pelo aquecimento acima da normalidade no oceano Pacífico Equatorial Central, caracterizando o fenômeno El Niño. Essa condição é crucial para entender as perspectivas de chuva no estado.

O governo estadual, representado pela vice-governadora Jade Romero e secretários de governo, está atento aos desafios que podem surgir em decorrência das condições climáticas e continuará monitorando de perto a situação hídrica do Ceará.

Compartilhe: