Prefeitura do Crato Inaugura Exposição “A História do Crato” na Antiga Casa do Senado

Na manhã de ontem, quarta-feira, 19, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou a abertura oficial da Exposição “A História do Crato” na antiga casa do Senado do Crato, anteriormente conhecido como Museu de Fósseis. A exposição, que tem como curadora a técnica da Secult Crato Yorrana Gonçalves, apresenta mais de 300 itens do acervo do Museu Histórico do Crato, celebrando os 260 anos de cultura, resistências e vitórias do Crato e de seu povo. “Essa exposição tem como objetivo resgatar nossas raízes para que tenhamos asas, num mundo de tanto imediatismo é importante compreender as vivencias passadas para reconstruir o futuro”, disse Yorrana.

Cada sala da exposição oferece um passeio único por diferentes aspectos que compõem a rica história deste município. Através da cultura material reunida, é possível explorar temas variados, como: Povos Originários: A Nação Kariri, A Presença Católica no Cariri, O Poder, Cultura e Cotidiano. O acervo exposto apresenta eventos e figuras emblemáticas, como o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, e ícones como Bárbara de Alencar e Irineu Pinheiro.

Durante a abertura, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, enfatizou a importância do Crato na história do Ceará e suas significativas contribuições. Entre os presentes, o Secretário de Cultura Amadeu de Freitas, o adjunto Wilton Soares, o memorialista Dr. Huberto Cabral, secretários municipais, servidores e membros da comunidade.

A professora Andreza Sousa, que leciona Língua Portuguesa para o 7º ano na Escola São Francisco, levou seus alunos para visitar a exposição. “Estamos trabalhando um projeto na escola chamado ‘Conhecendo a nossa História’. Os alunos vieram conhecer e aprender na prática”, destacou a educadora.

O professor historiador da Universidade Regional do Cariri, (URCA), Carlos Rafael Dias, apontou a importância do museu como objeto pedagógico para que possamos conhecer a nossa rica história cratense “Parabéns ao Governo Municipal por essa bela e imprescindível iniciativa”, falou Rafael Dias.

O Museu estará aberto para visitação tanto pela manhã quanto à tarde. Posteriormente, será disponibilizado um número de telefone para agendamentos de visitas mediadas.

ASCOM

Compartilhe: