Preços globais de alimentos sobem em outubro, liderados pelos óleos vegetais

Os preços mundiais dos alimentos registraram um aumento significativo em outubro, alcançando a maior alta em 18 meses. Segundo dados divulgados pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), o índice de preços global subiu 2%, passando de 124,9 pontos para 127,4 pontos. Esse é o maior valor desde abril de 2023, embora ainda esteja 20,5% abaixo do pico registrado em março de 2022, após a invasão da Ucrânia.

A elevação nos preços foi generalizada, com exceção da carne, mas os óleos vegetais, como o óleo de palma, destacaram-se com um aumento superior a 7% devido a incertezas na produção. O índice também refletiu um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Essa alta nos preços reflete uma continuação da tendência observada desde setembro, quando o índice alcançou o maior valor desde julho, impulsionado pelo aumento nos preços do açúcar. A inflação nos alimentos continua sendo uma preocupação global, afetando especialmente os países mais vulneráveis.

O que você acha dessa alta nos preços? Comente abaixo e siga nossa página para mais notícias sobre a economia da região!

Fonte: Folha | Foto: Pixabay

#preços #alimentação #economia #Cariri #JuazeiroDoNorte #Ceará #Cariricomoeuvejo

Compartilhe: