Cariri Como Eu Vejo

Prazo para Isenção da Taxa de Inscrição no CPNU se Encerra Nesta Sexta-feira

Dicas para Conciliar Trabalho e Vida Pessoal com Eficiência

Os candidatos interessados em participar do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até hoje, sexta-feira (26), para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para efetuar as inscrições permanece aberto até 9 de fevereiro. O CPNU, sob a coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), busca preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais.

A isenção da taxa de inscrição é concedida aos candidatos que se enquadram em categorias específicas, como os integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), os que cursaram faculdade por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), e aqueles que realizaram doação de medula óssea.

Para os demais candidatos, as taxas de inscrição são de R$ 60,00 para vagas de nível médio e R$ 90,00 para nível superior. É importante ressaltar que a prestação de informações falsas para obtenção indevida da isenção sujeita o candidato a penalidades, como cancelamento da inscrição e exclusão do CPNU.

A seleção ocorrerá em 220 cidades no dia 5 de maio de 2024, abrangendo questões objetivas e dissertativas por área de atuação. Bases de dados nacionais, como o CadÚnico e o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, serão consultadas para verificar a aptidão do candidato à isenção.

Os candidatos aptos a solicitar a isenção devem anexar documentos comprobatórios no formulário online de inscrição, sendo aceitos arquivos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. O processo de isenção será realizado de forma virtual e automatizada, com resposta aos candidatos em até três dias úteis.

A expectativa é que o CPNU supere o número de inscritos do maior concurso público já realizado no país, atingindo 1,6 milhão de candidatos em 2021, conforme Pedro Assumpção Alves, assessor do MGI. O CPNU é considerado o “Enem dos concursos” e destaca-se como um instrumento de reconstrução do Estado brasileiro, visando a construção de um serviço público alinhado com as necessidades do país. Resultados preliminares estão previstos para 3 de junho, com resultados finais em 30 de julho, e a convocação para posse e cursos de formação iniciará em 5 de agosto.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo