Cariri Como Eu Vejo

Porto seco: Adece e Fundação ASTEF firmam parceria para realizar estudo no Cariri

Uma assinatura de contrato celebrou, na tarde desta terça-feira (14), uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O acordo visa a realização de um estudo com o intuito de avaliar a viabilidade de implantação de um porto seco no município de Missão Velha, na Região do Cariri.

O trabalho levará em conta os setores produtivos com potencial demanda por transporte ferroviário e que estejam incluídos na área de influência da ferrovia Transnordestina, construída para ligar o Porto do Pecém, no Ceará, até o cerrado do Piauí.

Em dezembro de 2023, o presidente da Adece, Danilo Serpa, participou de uma audiência pública em Missão Velha liderada pelo deputado estadual Fernando Santana. A reunião teve o objetivo de debater a importância do terminal multimodal de cargas para os municípios que compõem a região, bem como impulsionar a logística das empresas locais, fortalecendo a importação e exportação de produtos, o desenvolvimento industrial e a geração de emprego e renda.

“A contratação do estudo segue orientação do governador Elmano de Freitas e, sem dúvida alguma o porto seco será um benefício para a Região Nordeste. Com localização estratégica, o município de Missão Velha está no marco zero da Ferrovia Transnordestina”, explicou Danilo Serpa.

Presente no ato da assinatura, o prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas (Dr. Lorim), destacou a importância da assinatura do termo entre Fundação ASTEF e Adece. “O cenário atual é favorável. Temos aqui o presidente da Adece, que é ex-presidente do Porto do Pecém e já entende da demanda logística para o Ceará. Vale destacar ainda o alinhamento do Governo Estadual com o Federal”, disse.

O presidente da Fundação ASTEF, professor Tomaz Nunes Cavalcante, manifestou a satisfação em participar da iniciativa. “Ressalto a importância que esse tipo de projeto tem para a UFC. Não somente para a instituição, mas destaco o conhecimento geral. Vocês nos dão a demanda e a provocação e nós aceitamos, gerando conhecimento e levando para a sala de aula”, comemorou.

Também presente na assinatura, o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, ressaltou que “há mais de 20 anos o Cariri fala em Porto Seco”. Diretor acrescentou ainda que a duração do estudo será de 120 dias.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading