Polícia Federal investiga esquema de fraudes na compra de livros didáticos envolvendo ex-prefeito de Belford Roxo e 65 prefeituras do Ceará

A Polícia Federal está investigando um amplo esquema de desvios de recursos públicos envolvendo o ex-prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner dos Santos, conhecido como Waguinho, marido da ex-ministra Daniela Carneiro. O escândalo envolve a compra de livros didáticos para 65 prefeituras do Ceará, com suspeita de fraudes que podem ultrapassar R$ 100 milhões.

De acordo com o jornalista Donizete Arruda, Waguinho estaria preocupado com o avanço das investigações, já que o operador do esquema, um empresário do Piauí residente no Ceará, também estaria sendo monitorado. “O desespero é grande, um dos principais alvos é a prefeitura de Icó, que mais comprou do mesmo fornecedor envolvido em Belford Roxo. Sessenta e cinco prefeituras vão virar alvo de investigação da Polícia Federal”, destacou Donizete.

As investigações apontam que os contratos para a aquisição dos livros foram feitos sem licitação, o que levantou suspeitas de superfaturamento e desvio de recursos. “Tudo porque o Waguinho caiu no esquema de comprar livro de religião, e a Polícia Federal agora quer saber se esses livros realmente foram distribuídos”, acrescentou o jornalista.

O caso já resultou em operações no Ceará, onde a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em municípios como Maracanaú, Crateús, Guaraciaba do Norte e Fortaleza. As autoridades buscam identificar todos os envolvidos e comprovar os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.

Com o avanço das investigações, não se descarta a possibilidade de novos desdobramentos e operações nas prefeituras cearenses envolvidas.

Compartilhe: