A Polícia Civil do Estado Ceará (PCCE) deflagrou, nessa quarta-feira (07), a operação “Payroll”. Com o apoio das Polícias Civis da Paraíba e de Goiás, a operação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável por ataques cibernéticos. Os envolvidos foram responsáveis por invadir um sistema da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) na tentativa de desviar o salário de 612 servidores públicos. Os suspeitos não conseguiram desviar os salários e não houve perda para o Estado.
O principal alvo da operação, um homem de 33 anos, foi preso em um hotel de alto padrão na cidade de Caldas Novas, no estado de Goiás (GO). Os policiais civis cumpriram um mandado de prisão temporária em desfavor do homem pelos crimes de tentativa de furto qualificado e invasão de dispositivo de informática. Durante a operação, foram apreendidos com ele dispositivos eletrônicos e um veículo de luxo.
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação da PCCE, sendo dois mandados de busca e apreensão em Fortaleza (CE), um em Campina Grande (PB), e outro em Goiânia (GO).
Durante as investigações, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) , identificou o suspeito que invadiu um sistema da Seplag na tentativa de desviar o salário de servidores públicos estaduais. O suspeito também atuava como especialista em tecnologia da informação e já foi analista desenvolvedor de um órgão federal. As investigações apontam que ele teria praticado golpes semelhantes em outras regiões do país.
A Polícia Civil do Estado do Ceará continua investigando a participação de outros suspeitos envolvidos na ação criminosa.
Sobre a operação
A operação “Payroll” da PCCE foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE). “Payroll” – folha de pagamento em inglês – faz referência ao foco do ataque cibernético realizado, que promoveu alteração das contas bancárias na folha de pagamento de servidores do Ceará. Durante as investigações, os policiais civis averiguaram que os suspeitos invadiram o sistema da Seplag na tentativa de desviar o salário dos servidores públicos estaduais.
Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados nesta quinta-feira (08), na sede da PCCE, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser feitas para o telefone (85) 3101-7586, do DRCC. O sigilo e o anonimato são garantidos.