Cariri Como Eu Vejo

PMCE resgata cobra salamanta em uma residência no município de Abaiara

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na tarde desse sábado (30), o resgate de uma cobra salamanta. A espécie pertencente à família Epicrates, serpente de médio porte, pode atingir até 1,5 m de comprimento, mas não tem peçonha. A serpente apresenta um corpo longo e fino, uma cabeça triangular. Sua coloração predominante é o marrom-avermelhado de fundo, apresentando em cada lado do corpo manchas redondas ou alongadas. O animal arisco foi localizado dentro de uma residência no município de Abaiara – Área de Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da PMCE, foi acionada para realizar o resgate de uma serpente que teria sido encontrada dentro de uma residência. Na ocasião, o animal foi localizado no quintal da residência, localizada na zona rural do município. Os policiais militares realizaram um resgate bem cuidadoso, pois a serpente estava altamente arisca.

Após o resgate, a cobra foi devolvida para seu habitat natural, longe de um ambiente habitado.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros. Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes. Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes. Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading