Cariri Como Eu Vejo

PIB dos EUA salta 2,5% em 2023, com inflação de 3,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou um aumento de 2,5% em 2023, de acordo com estimativas divulgadas pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta quinta-feira, 25 de janeiro de 2024. Esses dados são preliminares, e uma segunda estimativa, baseada em informações mais abrangentes, será divulgada em 28 de fevereiro. O relatório completo pode ser acessado aqui (PDF – 1 MB, em inglês).

A atividade econômica do país acelerou em comparação com o ano de 2022, quando apresentou um crescimento de 2,1%. Este desempenho superou as expectativas do mercado, que projetava um aumento de 2,7% para o período, conforme informações da Bloomberg.

Conforme apontado pelo BEA, o aumento nos gastos dos consumidores, no investimento fixo não residencial e nos gastos dos governos estaduais e locais foram os principais impulsionadores do resultado do PIB dos Estados Unidos. Além disso, as altas nas exportações e nos gastos do governo federal também contribuíram para esse desempenho positivo.

No 4º trimestre de 2023, o PIB dos EUA, em termos anualizados, registrou um crescimento de 3,3%. Embora tenha desacelerado em relação ao percentual registrado no 3º trimestre, que foi de 4,9%, o resultado ainda superou as projeções do mercado, que esperava um crescimento de 2% para o período. Esses dados sugerem uma dinâmica econômica robusta, impulsionada por diversos setores.

A inflação anual norte-americana ficou em 3,4% em dezembro de 2023, 3,1 pontos percentuais abaixo da registrada no fim de 2022.

Brasil Econômico.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo