A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Copia e Cola, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos destinados à saúde no município de Sorocaba (SP). Entre os alvos da ação está o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido por sua atuação nas redes sociais e que recentemente declarou intenção de disputar a Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas concorra à reeleição.
Segundo a PF, as investigações começaram em 2022, após a suspeita de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para gerir serviços de saúde em Sorocaba. Foram identificados indícios de lavagem de dinheiro, com movimentações como depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Mais de 100 agentes participam da operação, que cumpre 28 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. As ações ocorrem em diversas cidades paulistas, além de Vitória da Conquista (BA). Também foi determinado o sequestro de bens e valores de até R$ 20 milhões e a suspensão da OS investigada de contratar com o poder público.
A residência do prefeito em Sorocaba foi um dos alvos da operação.