Cariri Como Eu Vejo

Peste bubônica: EUA registram primeiro caso da doença em 9 anos

Autoridades de saúde pública do Oregon, estados dos EUA, relataram caso de peste bubônica em um residente local que provavelmente contraiu a doença de um gato de estimação. Esta é a primeira vez que os Estados Unidos relatam um caso da peste desde 2015.

Todos os contatos da vítima, que não teve seu nome revelado, foram contatados e receberam medicamentos, afirmou Richard Fawcett, oficial de saúde do condado de Deschutes. As autoridades também revelaram que a doença foi tratada em estágios iniciais e que não representam perigo para a sociedade.

A peste bubônica é causada pela bactéria Yersinia pestis e pode se disseminar pelo contato com pulgas infectadas. Considerada rara, com menos de15 mil casos por ano no Brasil, a doença ficou popularmente conhecida como “peste negra” por conta do escurecimento das extremidades do corpo causado pela gangrena.

Os sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos na virilha, na axila ou no pescoço. Eles podem ser sensíveis e quentes. Outros sintomas incluem o início repentino de febre, dor de cabeça, náusea, fraqueza, calafrios, fadiga e dores musculares. Eles costumam aparecer de dois a oito dias após a exposição a um animal ou pulga infectado.

Fonte: O Globo

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading