A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece como o nome mais próximo de Lula em intenções de voto para a eleição de 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro continue inelegível. O dado faz parte de uma pesquisa do Instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (12).
Segundo o levantamento, Michelle se destacou frente a nomes como o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nos cenários pesquisados, Lula lidera as intenções de voto com 34,1% quando Michelle é sua adversária, enquanto a ex-primeira-dama marca 20,5% e Marçal aparece com 14,1%. Outras opções incluem Ciro Gomes (PDT) com 9,3% e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 9,2%.
No cenário com Bolsonaro, Lula teria 35,2% contra 32,2% do ex-presidente. Já sem Bolsonaro, Michelle se destaca entre os eleitores de direita e centro-direita, com 21,9% que a consideram uma candidata ideal, ficando próxima de Tarcísio, que obteve 22,6%.
O levantamento ouviu 2.002 pessoas entre 7 e 10 de novembro, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa também mostra que a avaliação do governo Lula segue estável, com 35% de aprovação positiva e 31% negativa.
Fonte: MDA/CNT
Foto: Divulgação/CNT