Posse dos profissionais representa um acréscimo de 14% no efetivo
O governador Elmano de Freitas empossou, nesta segunda-feira (1º), 80 novos servidores para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A chegada dos profissionais representa um acréscimo de 14% no efetivo. São 12 médicos peritos legistas; cinco peritos legistas; 40 peritos criminais; 23 auxiliares de perícia. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Elmano de Freitas destacou a importância do reforço na Pefoce no combate à criminalidade. “É uma alegria dar posse a todos esses servidores. A chegada dos peritos e auxiliares de perícia é muito importante para a elucidação de diversos crimes. Um dos grandes desafios que temos é na elucidação, encontrar responsáveis. Só podemos fazer isso com inteligência e perícia técnica. Tenho certeza que isso vai ajudar bastante no combate à criminalidade”, disse.
Os servidores serão lotados e distribuídos na Capital e no Interior, nas quatro coordenadorias da Pefoce. O curso de formação dos empossados teve início em fevereiro deste ano, sendo encerrado no último mês de maio.
Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá ressaltou que o desafio na temática da segurança pública é significativo, mas a chegada de novos servidores é fundamental no combate à criminalidade. “O desafio contra a violência é algo permanente. O tempo todo temos que nos debruçar sobre o que está acontecendo, sempre fortalecendo o Sistema de Segurança e também o Sistema Judiciário. Temos trabalhado pela integração do sistema. O desafio é gigantesco e isso nos motiva cada vez mais. Em momento algum iremos recuar”, afirmou.
Júlio Torres, perito geral da Pefoce, agradeceu por todo o apoio do Governo do Ceará, seja por meio de investimentos, como também com a posse de novos servidores. “Gostaria de agradecer o apoio do governador Elmano de Freitas, que não vem medindo esforços com diversos investimentos em prol da segurança pública do nosso estado. Estamos vivendo um momento ímpar. Com os novos empossados, estamos dobrando o número de médicos psiquiatras, algo muito importante para a nossa equipe. Também passaremos a funcionar 24h com o serviço de balística e um novo serviço de informática. Desta maneira, de forma integrada, poderemos entregar um trabalho mais eficiente e benéfico para a nossa sociedade”, comemorou.
Choro de alegria
Felipe Augusto Roseno dos Santos Kuhn, 39, esperava há anos pela tão sonhada posse na Pefoce. O novo auxiliar de perícia, ao lado da família, contou que não conseguiu conter o choro. “É a realização de um sonho. Não tem nem como explicar. Quando soube da notícia, fiquei entre o choro e as lágrimas”, lembra de forma bem-humorada.
De mesmo nome do pai, Felipinho, 11, também embargou a voz ao falar do sucesso de seu familiar, que chama de herói. “Eu via toda a luta dele, todos os dias estudando, focado. O que tenho para falar do meu pai é que sinto muito orgulho”, comentou.
Douglas Duque, 34, é natural do Rio de Janeiro e há mais de três anos trabalhava no Pará. Apesar das muitas mudanças em sua vida, ele espera agora fixar raízes no Ceará. “Quando vim realizar o concurso me apaixonei por Fortaleza e pelo estado. Coloquei como foco voltar. Estou muito feliz que finalmente consegui este objetivo”, pontuou.
“Posso dizer com orgulho que faço parte da Perícia Forense do Ceará”, conclui o perito criminal.
Foto: Tiago Stille e Carlos Gibaja