Cariri Como Eu Vejo

Parar de fumar antes dos 40 pode igualar qualidade de vida a de quem nunca fumou

Todo mundo sabe que parar de fumar faz bem para a saúde. Agora, uma pesquisa mostra que as vantagens são ainda maiores para quem consegue parar antes de chegar aos 40 anos.

Hoje, o cigarro é apenas uma memória distante para o auxiliar de serviços gerais Antônio Lordelo, que não traz saudade. Parar de fumar trouxe benefícios que ele nem imaginava.

“Eu não tinha muita vontade de comer. Eu não tinha apetite. Aí eu parei e estabilizou minha vida. Eu não podia correr muito. Se ocorresse 5 km, tinha que parar para descansar”, relatou Lordelo.

Quando a decisão de largar o cigarro vem antes dos 40 anos, os benefícios são ainda maiores. Um estudo realizado pela Universidade de Toronto monitorou um 1,5 milhão de fumantes em quatro países: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Noruega. Entre as conclusões, quem largou o vício até essa faixa etária atingiu a mesma expectativa de vida de pessoas que nunca fumaram.

“Se você parar até os 40 anos, ou seja, com menos de 20 anos de exposição ao cigarro, você tem a chance de passar uma borracha nos anos que você fumou”, analisou a cardiologista Jaqueline Scholz.

Apesar de apontar os benefícios para quem abandona a prática até os 40 anos, a pesquisa mostrou que parar de fumar em qualquer idade garante ganhos a saúde.

“As primeiras doenças que você reduz, rápida e drasticamente, a incidência é o infarto e o AVC. O tratamento para parar de fumar é uma realidade. O SUS oferece medicação. O Brasil é um dos poucos países que oferece a medicação de forma gratuita. Parar de fumar é importante em qualquer momento”, considerou a cardiologista.

Fonte:Band

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading