O papa Francisco, de 88 anos, continua em tratamento contra uma grave pneumonia nos dois pulmões no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. Após 19 dias de internação, o pontífice voltou a utilizar oxigenoterapia de alto fluxo, após passar a noite com ventilação mecânica não invasiva.
De acordo com fontes do Vaticano, o estado de saúde de Francisco é crítico, mas permanece estável. O boletim oficial da Santa Sé informou que o papa “dormiu bem durante a noite e acordou logo depois das 8h” no horário local.
A oxigenoterapia de alto fluxo utiliza cânulas nasais para fornecer oxigênio, enquanto a ventilação mecânica não invasiva é realizada por meio de uma máscara. As duas técnicas estão sendo alternadas para evitar novas crises respiratórias, como a ocorrida na última segunda-feira (3).
Nesta quarta-feira (5), não estão previstas visitas para o papa, e o Vaticano não confirmou se ele retomou suas atividades de trabalho. Apesar do quadro delicado, o pontífice segue sem febre, alerta e colaborando com os tratamentos.
Fontes vaticanas afirmam que a estabilidade do papa indica uma “evolução normal de uma pneumonia”, ressaltando que o processo de recuperação demanda tempo e cuidados intensivos.