O Ministério Público do Estado do Ceará deflagrou, na manhã desta terça-feira (08/07), a operação “Overclean” que investiga a suspeita de superfaturamento em contratos de limpeza pública da Prefeitura de Farias Brito. A ação da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) cumpre 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Farias Brito, Caririaçu e Juazeiro do Norte, contando com apoio de promotores de Justiça e do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará.
A Procap investiga superfaturamento e inexecução contratual na prestação de serviços de limpeza pública na cidade, em um contrato que envolve valores de R$ 7.732.054,20 até a presente data. O MP do Ceará apura, ainda, a suspeita de outros crimes, como peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.
Os mandados foram cumpridos em imóveis residenciais de agentes públicos e de empresários, bem como nas sedes da Prefeitura do município e de empresas investigadas. A ação apreendeu valores em dinheiro, equipamentos eletrônicos e documentos. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e são decorrentes de procedimento investigatório criminal que tramita na Procap.
Confira a nota da Prefeitura:
“A administração informa que, na manhã de hoje, tomou conhecimento da operação realizada pelo Ministério Público.
Reforçamos que estamos tranquilos e confiantes na transparência do nosso trabalho. Desde o primeiro momento, estamos colaborando com todas as informações solicitadas, certos de que a verdade sempre prevalecerá.
Acreditamos no trabalho sério e comprometido do Ministério Público, instituição essencial para o fortalecimento da justiça e da democracia.
Seguimos firmes no propósito de servir ao nosso povo com seriedade, responsabilidade e compromisso.”


