O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução nesta segunda-feira (25.mar.2024) determinando um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza durante o Ramadã, período sagrado para os muçulmanos. A proposta, apresentada pelos atuais 10 integrantes não permanentes do conselho, recebeu 14 votos a favor, nenhum contrário e uma abstenção dos EUA.
A resolução exige um cessar-fogo humanitário que leve a uma interrupção permanente e sustentável do conflito, bem como a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e a garantia de acesso à ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Antes da votação, houve discordância sobre os termos do texto, com a Rússia propondo uma alteração para incluir a palavra “permanente”, que foi rejeitada. A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, agradeceu aos membros do conselho por aceitarem algumas sugestões norte-americanas para o texto, mas expressou desacordo com a ausência de uma condenação ao Hamas.
A resolução foi discutida em uma reunião de emergência após a Rússia e a China vetarem uma proposta de cessar-fogo dos EUA na sexta-feira (22.mar). Durante a sessão, os membros do conselho prestaram homenagem às vítimas do recente ataque a tiros em uma casa de shows na Rússia, que deixou 137 mortos.
Fonte: Poder360