A Enel Distribuição Ceará, em conjunto com as forças de segurança, intensificou o combate ao furto de energia com operações simultâneas na quinta-feira (05). As ações resultaram em quatro prisões em flagrante nas cidades de Crato, Barbalha, Limoeiro do Norte e Granja. As irregularidades foram detectadas tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, incluindo uma arena de futebol.
O balanço revela o rigor da fiscalização: somente em 2026, já foram realizadas mais de 13 operações especiais, com 10 prisões efetuadas. O histórico de 2025 já apontava para uma tolerância zero, com 180 prisões no estado, sendo a região Sul (Cariri) a recordista em autuações, com 66 flagrantes registrados.
Além das inspeções na rede elétrica, a companhia tem monitorado sucatas e pontos de reciclagem para localizar materiais furtados. A Enel reforça que o furto de energia, além de ser crime previsto no Código Penal, compromete a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia para os clientes regulares.

