Municípios recebem segunda parcela do FPM de janeiro; oito cidades do CE seguem bloqueadas

Os municípios brasileiros receberam, nesta segunda-feira (20), a segunda parcela de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), totalizando R$ 2,08 bilhões. O valor representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram distribuídos R$ 1,96 bilhão.

Apesar do crescimento, a quantia é cerca de 60% menor do que a primeira parcela do mês. O especialista em orçamento público Cesar Lima explicou que essa oscilação é comum, mas alertou sobre possíveis impactos econômicos, como a alta do dólar e o resfriamento do consumo das famílias, que podem afetar a arrecadação de tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda.

Municípios bloqueados no Ceará

Até a última quinta-feira (16), oito municípios do Ceará estavam impedidos de receber os repasses do FPM. Confira a lista:

📌 Aiuaba
📌 Crateús
📌 Iguatu
📌 Itapiúna
📌 Milhã
📌 Ocara
📌 Pacatuba
📌 Penaforte

Os bloqueios geralmente ocorrem por pendências fiscais ou irregularidades na prestação de contas. As prefeituras precisam regularizar a situação junto à Receita Federal para restabelecer o recebimento dos repasses.

Compartilhe: