“Mulher bonita” e “Cabeção”: Declarações de Lula sobre Gleisi Hoffmann e José Guimarães geram repercussão

Em evento realizado no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 12 de março de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações que geraram ampla repercussão política e midiática. Durante o lançamento do Programa Crédito do Trabalhador, Lula referiu-se ao deputado federal José Guimarães (PT-CE) como “cabeçudão do Ceará” e mencionou ter nomeado uma “mulher bonita” para a Secretaria de Relações Institucionais, em referência à ministra Gleisi Hoffmann, visando melhorar a relação com o Congresso.

Ao elogiar o trabalho de José Guimarães na Câmara dos Deputados, Lula afirmou:

“Nós só temos 9 senadores no Senado de 81, e só temos 70 deputados em 513 e nós fizemos isso muito por conta da competência do nosso deputado na Câmara, pelo trabalho primordial do [José] Guimarães, desse cabeçudão do Ceará e pelo companheiro Jaques Wagner.”

Em outro momento do discurso, ao destacar a importância de estreitar os laços com o Legislativo, o presidente declarou:

“É muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e o presidente do Senado. Porque uma coisa, companheiros, que eu quero mudar, estabelecer relações com vocês. Por isso coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês.”

A declaração sobre Gleisi Hoffmann gerou reações diversas. Adversários políticos criticaram a fala, classificando-a como machista e inadequada. Em resposta, a ministra utilizou suas redes sociais para repudiar os ataques:

“Repudio os ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política. Desprezam as mulheres. Não me intimidam nem me acuam. Oportunistas tentando desmerecer o presidente Lula.”

A fala de Lula também foi alvo de críticas de parlamentares da oposição, que questionaram a adequação do comentário em um contexto institucional.

Compartilhe: