O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, realizou nesta sexta-feira (06/06) um auto de constatação em diversos empreendimentos residenciais localizados entre os municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha. A ação busca investigar as causas das recorrentes inundações na região e coletar informações técnicas relevantes.
A vistoria contou com a participação de professores do IFCE, responsáveis pela análise ambiental e urbanística. Foram inspecionadas as condições de drenagem, topografia, ocupação do solo e escoamento de águas pluviais, com registros fotográficos e levantamentos técnicos preliminares.
Os locais vistoriados incluem os condomínios Gran Ville Juá, Cidade Kariris, além dos loteamentos Terrara e Lagoa Seca, no bairro Cidade Universitária. Com base nas constatações, novas diligências e análises — incluindo projetos de drenagem e dados pluviométricos dos últimos 30 anos — serão realizadas nos próximos dias.
O auto de constatação integra o Inquérito Civil que apura possível omissão do poder público e de empreendimentos privados na adoção de medidas adequadas de drenagem urbana.