MP Eleitoral pede cassação de prefeito, vice e vereador de Abaiara por compra de votos

O Ministério Público Eleitoral da 26ª Zona Eleitoral do Ceará recomendou a cassação dos mandatos do prefeito de Abaiara, Ângelo Furtado Sampaio, do vice-prefeito Ricardo Leite de Figueiredo e do vereador João Sampaio Martins Neto, todos eleitos nas eleições municipais de 2024.

O parecer foi emitido no dia 10 de abril de 2025, na cidade de Milagres, e é assinado pela promotora de Justiça Thaís Moutelik Aguiar de Azevedo. Segundo o documento, o MP identificou indícios de compra de votos e abuso de poder econômico, configurando captação ilícita de sufrágio durante a campanha.

A promotoria também solicitou à Justiça Eleitoral a inelegibilidade por oito anos de Francisco Joaquim Sampaio e de João Sampaio Martins Neto, com base nos dispositivos legais que garantem a moralidade e a legitimidade do processo eleitoral (art. 14, §9º da CF, art. 22 da LC 64/1990 e art. 41-A da Lei 9.504/1997).

Agora, cabe à Justiça Eleitoral julgar o caso e decidir se acolhe ou não o pedido de cassação com base nas provas apresentadas.

Compartilhe: