A Romaria de Finados, também conhecida como Romaria da Esperança, encerrou nesse domingo, 2 de novembro. A estimativa é de que mais de 350 mil fiéis tenham passado por Juazeiro do Norte. Além da dimensão religiosa, as romarias também mobilizam ações de sustentabilidade e de apoio aos catadores de materiais recicláveis. Durante o evento, foi contabilizado o recolhimento de aproximadamente 3.250 kg de materiais recicláveis, entre garrafas PET, plástico filme e latinhas.
Em Juazeiro do Norte, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) é o órgão responsável por acompanhar de perto todo o trabalho e a dedicação dos catadores do município. A ação contou com a participação das Associações de Catadores ACCJ, Engenho do Lixo e Kariri Ambiental, além de diversos catadores avulsos. Os principais pontos de coleta e de atuação dos catadores foram os bairros Socorro, Franciscanos, Matriz Nossa Senhora das Dores, São Miguel e a Praça Padre Cícero.
Já os Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs), emitidos pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEAMASP), para os permissionários de barracas durante a romaria, totalizaram 1.086 DAMs emitidos, sendo 671 no bairro Socorro e 415 no bairro Franciscanos.
Em comparação com a Romaria de Finados de 2024, houve um aumento de 82 DAMs emitidos, demonstrando o crescimento da atividade econômica durante o evento neste ano.

