Mais de 200 profissionais da saúde tomam posse para fortalecer a rede pública estadual

“Eu estou pronto para entregar um olhar acolhedor, uma técnica eficiente, e, acima de tudo, empatia para com o povo cearense”. Foi o que o Álvaro Nepomuceno, que tomou posse nesta sexta-feira (4), garantiu entregar a partir de agora, como enfermeiro do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Agora servidor da saúde estadual, Álvaro denominou o momento, que dedicou ao pai e à avó paterna, como “realização de um sonho”.

 

“Eu estou muito feliz com essa conquista, esse sonho que está sendo concretizado. Um sonho que estou dividindo com a minha família, minha mãe, meu cônjuge, meus irmãos. Todos que estiveram comigo nessa caminhada. Essa é uma grande vitória, esperei muito por isso”, compartilhou.

Foi pensando em reforçar a área da saúde com servidores preparados, como o Álvaro, que o Governo do Ceará nomeou os 206 profissionais da saúde que tomaram posse para atuar nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participou da cerimônia que aconteceu no Palácio da Abolição.

 

A posse cumpre mais uma etapa da incorporação dos 6.000 aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Ao todo, 2 mil profissionais foram convocados ao longo de 2023, sendo esta a sexta convocação desde o início das nomeações e a terceira convocação do concurso da Saúde neste ano de 2024. De acordo com a Sesa, mais de três mil ainda devem ser convocados até 2026.

 

Tânia Mara Coelho enfatizou a constante ação da pasta em busca da entrega do melhor serviço para os cearenses. “Para a gente, é uma imensa satisfação estar trazendo as pessoas que vão dar assistência de qualidade à população. São pessoas preparadas, profissionais que estudaram bastante para esse concurso. E a gente vai capacitar dentro das suas especificidades, para darmos uma assistência de qualidade à população, que é o que sempre almejamos”, pontuou.

Reforço da rede estadual
Os empossados desta sexta-feira (4) são da área médica (1), da área administrativa (8) e da área assistencial (197). Estes últimos, distribuídos da seguinte forma: um assistente social; 31 enfermeiros; quatro farmacêuticos; 18 fisioterapeutas; nove psicólogos; e 134 técnicos de enfermagem.

 

A secretária ainda explicou que os profissionais são alocados de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde do Estado. “Em todo chamamento fazemos a distribuição de acordo com a necessidade dos hospitais, então eles vão ser direcionados em diversas unidades. A gente sempre procura ouvir as necessidades que os diretores de hospitais vêm nos passando”.

Os profissionais empossados, serão lotados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH); Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen); Hospital São José (HSJ); Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde (Coras) / Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Outras Necessidades Essenciais (Cepes); Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM); Coordenadoria de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas da Sesa (Cogep); Célula de Qualidade de Vida, Segurança e Medicina do Trabalho da Sesa (CEQVI; Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie); Superintendência da Região de Saúde Litoral Leste / Jaguaribe (SRLES); e Centro Especializado em Odontologia (CEO) Joaquim Távora.

 

Trabalhar em prol da população
A enfermeira neonatal Janine Alencar, afirmou que, a partir desta sexta-feira (4), sendo empossada como servidora pela Secretaria de Saúde do Ceará, o sentimento é, cada vez mais, de compromisso para trabalhar em prol do povo cearense. “Ser concursada, servidora, nos permite uma melhor organização, um maior qualidade de vida, mas nos dá também um sentimento mais forte de trabalhar em prol da população cearense, no meu caso, de enfermeira neonatal, dos nossos pequenos”.

Lotada no Hospital Geral Dr. César Cals, Janine, assim como Álvaro, também descreveu o momento como a realização de um sonho. “Esse era um sonho muito grande. Eu já trabalho pelo Sistema Único de Saúde (SUS) há muito tempo, mas hoje eu realizo o sonho de ser empossada. É um momento promissor que sempre busquei, e essa busca foi trabalhando muito”, concluiu.

Compartilhe: