Lula deve indicar Jorge Messias para o STF após saída antecipada de Barroso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nos próximos dias a indicação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (#STF). A aposentadoria antecipada de Barroso foi oficializada na segunda (13) e a saída está marcada para o próximo sábado (18).

Fontes do #Planalto indicam que o anúncio ocorrerá ainda nesta semana, possibilitando que a sabatina no #Senado aconteça antes do fim do ano e que Messias tome posse até o início de 2026. Considerado um aliado de confiança de Lula e defensor de uma linha garantista, Messias consolidou-se como o nome favorito entre as opções avaliadas, que incluíam Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas. O fato de ser evangélico também é visto como um ponto positivo para fortalecer o diálogo do governo com esse segmento.

Com a escolha, Lula reforça a presença de quadros jurídicos alinhados ao governo na mais alta Corte do país, embora o STF continue com apenas uma mulher entre os ministros. Barroso, que presidiu o tribunal até setembro, deixará o cargo aos 67 anos — oito antes da aposentadoria compulsória — para se dedicar à vida acadêmica e ao lançamento de um livro de memórias.

Compartilhe: