Cariri Como Eu Vejo

Instagram vai desfocar nudes enviados nas DMs da rede social; entenda

O Instagram, aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android e iPhone (iOS), agora irá desfocar nudes enviados nas DMs da rede social. O anúncio dessa ferramenta, que será implementada globalmente em breve, foi feito pela Meta na última quinta-feira (11). A proteção contra a nudez será ativada, por padrão, para todos os jovens menores de 18 anos. Os adultos receberão uma notificação que incentivará a ativação da função. O objetivo é auxiliar os usuários a se protegerem de extorsão sexual e abuso de imagens íntimas e dificultar ações de criminosos. A seguir, leia mais detalhes da iniciativa.

Após a proteção contra nudez ser ativada, as pessoas que enviarem imagens desse tipo receberão uma mensagem pedindo cautela com o envio de fotos sensíveis. Elas também podem cancelar o envio dessas mensagens em seguida. Enquanto isso, usuários que receberem uma imagem que contenha nudez, já terão acesso a ela desfocada por padrão. A mensagem terá um aviso apontando que o destinatário será impactado por uma imagem que contenha nudez e ele poderá escolher se deseja acessá-la ou não.

No envio ou recebimento de fotos íntimas, os usuários serão direcionados para algumas dicas de segurança que acompanham orientações de potenciais riscos envolvidos na ação. É importante lembrar que a proteção contra a nudez funcionará em conversas criptografadas de ponta a ponta, no qual a Meta não terá acesso a essas imagens, exceto caso alguém as denuncie.

Esse recurso faz parte de uma série de outras funcionalidades que estão sendo testadas pela Meta para combater crimes de extorsão sexual. A empresa também está testando novas maneiras de ajudar as pessoas a identificar possíveis golpes de extorsão sexual, o que é uma maneira de incentivar denúncias. Outra novidade é que também será apresentada uma mensagem que incentiva os usuários a não se sentirem pressionados a responder pedidos íntimos no direct, com a opção de bloquear o remetente e denunciar o bate-papo.

Além de ajudar a identificar possíveis golpes de extorsão, a Meta reforçou que está tomando medidas mais severas quando toma conhecimento de pessoas envolvidas no crime. Algumas das ações são remover a conta, impedir que estes mesmos usuários criem novas contas, além de realizar denúncias às autoridades.

Fonte: TechTudo

Compartilhe: