Cariri Como Eu Vejo

Infecção urinária: conheça os sintomas e saiba como prevenir

Vontade frequente de ir ao banheiro, ardência ao urinar, alteração na cor do xixi e dor pélvica. Esses são alguns dos principais sintomas de infecção urinária, uma das mais comuns na população em geral.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a condição atinge, principalmente, mulheres, por possuírem uma uretra mais curta do que os homens. Porém, a infecção também pode acometer o público masculino e pode causar complicações mais graves de saúde, caso não seja tratada adequadamente.

A seguir, entenda mais sobre o que é infecção urinária, causas, sintomas e formas de tratamento.

O que é infecção urinária e quais são as causas?

A infecção urinária é chamada, tecnicamente, de infecção do trato urinário e é caracterizada pela presença de agentes infecciosos na urina. Na maioria das vezes, é causada por bactérias, principalmente a Escherichia coli, mas também pode estar relacionada a outros microrganismos.

Existem dois tipos de infecção urinária: a cistite, que acomete o trato urinário baixo (bexiga e uretra), e a pielonefrite, que atinge o trato urinário alto (rins). O segundo tipo costuma acontecer após um quadro de cistite e pode causar sintomas mais graves e complicações de saúde, como danos renais permanentes e infecção generalizada.

Principais sintomas de infecção urinária

Os sintomas de infecção urinária podem variar de acordo com o local em que a doença ocorre. Se for no trato urinário inferior, é comum sentir:

Dor pélvica;

Desconforto na parte inferior da barriga;

Micção frequente e dolorosa;

Presença de sangue na urina;

Queimação ao urinar.

Quando a infecção atinge os rins, podem surgir ainda:

Dor nas costas, principalmente na lombar;

Febre alta (acima de 38 ºC);

Calafrios;

Náusea e vômito.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o diagnóstico da cistite pode ser feito a partir do exame de urina, da urocultura e do antibiograma. Esses dois últimos exames permitem identificar qual a bactéria específica que causou a infecção, o que ajuda a definir um tratamento mais adequado e eficaz.

No caso da pielonefrite, além desses exames, também podem ser necessários a hemocultura e exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O tratamento é feito com o uso de antibióticos, como trimetoprima e sulfametoxazol, fosfomicina, nitrofurantoína, cefalexina e ceftriaxona. No caso de infecção renal, outros tratamentos complementares podem ser prescritos de acordo com cada caso. Na maioria das vezes, quando bem tratada, os sintomas da infecção urinária desaparecem após alguns dias.

Como prevenir uma infecção urinária?

Para prevenir a infecção urinária, algumas medidas são interessantes. É o caso de:

Beber muita água, pois ajuda a diluir a urina e a eliminar bactérias do trato urinário;

Esvaziar a bexiga após a relação sexual;

Evitar duchas íntimas e uso de produtos íntimos potencialmente irritantes, como perfumes íntimos;

Não segurar o xixi por muito tempo;

Lavar bem as mãos antes e depois de usar o banheiro;

Fazer a higienização correta após urinar e evacuar, evitando passar o papel higiênico de trás para frente.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading