Homem viaja mais de 2 mil km para encontrar pretendente virtual e descobre perfil criado por IA

Compartilhe:

Um homem de 49 anos viajou mais de 2 mil quilômetros entre Imperatriz, no Maranhão, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, acreditando que encontraria uma mulher com quem mantinha contato pela internet. Edimar Rocha Martins, pedreiro divorciado e afastado pelo INSS, embarcou na sexta feira e chegou à capital mineira no domingo (11).

Sem possuir um endereço para localizar a mulher, identificada como Jéssica Oliveira, Edimar passou a procurá la pelas ruas de Belo Horizonte. Ele também pediu ajuda em uma rádio e mostrou fotografias da suposta pretendente. Apesar das buscas, ninguém reconheceu a mulher ou soube informar onde ela poderia ser encontrada.

A partir da situação, Edimar percebeu que havia sido enganado. O perfil utilizado pela suposta Jéssica também aparece com o nome Jessica Fazendeira e possui aproximadamente 300 mil seguidores. A conta apresenta imagens e uma voz produzidas com recursos de inteligência artificial, criando uma personagem com características humanas realistas.

Nas publicações, a personagem afirma estar divorciada ou viúva e diz procurar um homem para viver com ela em uma fazenda. O perfil também mantém conversas privadas com seguidores, oferece ajuda financeira e, segundo os relatos, chega a se disponibilizar para pagar passagens. Edimar afirmou que não desconfiou da situação porque nunca chegou a receber pedidos de dinheiro.

Após perceber o golpe, Edimar recebeu atendimento da Prefeitura de Belo Horizonte, com alimentação e orientações sobre os riscos de fraudes praticadas pela internet. O município também providenciou uma passagem para Augustinópolis, no Tocantins, cidade natal do homem. Ele deixou Belo Horizonte na tarde de terça feira (13).

Ao comentar o episódio, Edimar defendeu a criação de medidas para combater esse tipo de situação e afirmou que qualquer pessoa pode acabar sendo enganada.