Governo do Ceará lança sistema de Metas Integradas de Segurança Pública

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (20), a criação do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp), iniciativa do programa Ceará Contra o Crime. O objetivo é reduzir a criminalidade, melhorar a produtividade dos órgãos de segurança e fortalecer a integração entre as forças policiais. O evento ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Cada órgão terá metas anuais definidas. A Polícia Militar e a Polícia Civil do Ceará deverão reduzir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em 11% e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em 15%. O Corpo de Bombeiros atuará para otimizar o tempo de atendimento e combate a incêndios, enquanto a Perícia Forense buscará aumentar em 8,5% a emissão de laudos.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou o compromisso do governo estadual em fortalecer o setor. “Hoje damos mais um passo para valorizar nossos profissionais e reduzir a criminalidade, trazendo mais segurança à população”, afirmou.

O Misp terá um impacto de R$ 160 milhões por ano no orçamento estadual. Servidores e militares que atingirem as metas poderão receber até R$ 2.000, além de benefícios como pontos para ascensão funcional e redução no tempo de interstício para progressão na carreira.

O monitoramento dos resultados será feito em reuniões estratégicas e operacionais com diferentes periodicidades. O governador Elmano de Freitas reforçou o compromisso com a segurança pública e destacou que o Estado seguirá trabalhando para alcançar as metas estabelecidas.

Compartilhe: