O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), vinculado à Secretaria do Trabalho (SET), lançou nesta quarta-feira (23) o aplicativo “Tem Trabalho”, uma nova plataforma que visa otimizar a contratação de profissionais autônomos, como pedreiros, faxineiros, eletricistas, pintores, entre outros. O aplicativo já está disponível para download gratuito em dispositivos Android e iOS, permitindo que usuários busquem serviços e que profissionais divulguem suas habilidades.
Facilitando a vida de trabalhadores e contratantes
Segundo Renan Ridley, secretário do Trabalho em exercício, o aplicativo moderniza a intermediação do trabalho autônomo, beneficiando tanto a população de Fortaleza quanto de outras regiões do Ceará. “Essa ferramenta vem para facilitar o encontro da oferta e da procura pelos serviços, ampliando o acesso ao trabalho e à renda para muitos cearenses”, afirmou. Além de facilitar a contratação, o app promove mais segurança para os usuários, que podem avaliar os serviços prestados.
Qualificação para os autônomos
O presidente do IDT, Raimundo Angelo, ressaltou que o aplicativo é um marco importante para a modernização dos serviços. “É um avanço que proporciona mais praticidade para trabalhadores e clientes na contratação dos serviços”, destacou. Além do lançamento do app, o IDT vem realizando um projeto de qualificação para autônomos desde agosto, com a meta de formar 950 trabalhadores em diversas áreas, incluindo pedreiros e cuidadores de idosos.
Depoimentos de profissionais
O lançamento do “Tem Trabalho” foi bem recebido por profissionais como João Batista e Antônia Ivonete, que atuam como autônomos há muitos anos. Para João, a plataforma reforça as oportunidades geradas pelo Governo do Ceará. Já Antônia vê o aplicativo como uma chance de garantir que o trabalho não falte. “O aplicativo vai ajudar muito na parte dos empregos, com as avaliações facilitando para o cliente e para o profissional”, disse.
Impacto na economia
Nos últimos três anos, cerca de 50 mil serviços autônomos foram intermediados pelo IDT, gerando aproximadamente 6,9 milhões de reais em movimentação econômica no estado. A expectativa é que, com a chegada do final do ano, mais de 4 mil atividades sejam contratadas por meio do novo aplicativo.