O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira (26) a abertura de um novo concurso público para reforçar a segurança pública do Estado, com a oferta de 2.600 novas vagas. O anúncio foi feito durante a terceira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
As vagas estão distribuídas entre diferentes corporações: mil oportunidades para a Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil, 500 para o Corpo de Bombeiros Militar e 600 para a Polícia Penal. Com essas contratações, o efetivo total das forças de segurança cearenses aumentará para 6.730 novos profissionais, somando-se aos já incorporados recentemente.
Além das novas contratações, Elmano de Freitas também anunciou a compra de 1.515 viaturas, a instalação de 17 bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), e a construção de 12 novas delegacias em várias regiões do Estado.
O governador também informou que os concursos para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e Polícia Penal já estão em fase de andamento, enquanto os certames da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão em processo de escolha das bancas organizadoras. A expectativa do governo é que os editais sejam lançados ainda em 2024.
Durante o anúncio, Elmano destacou o compromisso da gestão estadual em reforçar o combate ao crime no Ceará. “Estamos empenhados em não recuar no enfrentamento ao crime, para garantir a tranquilidade da população. Os concursos são parte desse esforço, junto com o uso de tecnologia e o aumento da presença policial em todo o território cearense”, afirmou o governador.