Pacote do Governo do Ceará prevê apoio a exportações, aquisição de alimentos e redução de encargos para empresas impactadas pelo aumento de tarifas nos EUA.
O governador Elmano de Freitas assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que regulamenta o projeto de lei com medidas de enfrentamento aos efeitos do tarifaço norte-americano. A taxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos afetou diversos setores da economia cearense, e o Estado decidiu atuar para proteger empresas e preservar cerca de 100 mil empregos.
O pacote inclui apoio à exportação para abertura de novos mercados, redução de encargos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) e aquisição de alimentos das empresas mais atingidas, especialmente do setor da pesca. Para coordenar as ações, foi criado o Comitê Estratégico de Monitoramento Econômico, que acompanhará as mudanças de mercado e buscará oportunidades de ampliação de negócios.
Segundo Elmano, as medidas são fruto do diálogo com o setor produtivo, envolvendo FIEC, Faec e empresários de diversos segmentos. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou que o pacote mantém empregos e fortalece a cadeia produtiva cearense. As empresas interessadas nos benefícios devem protocolar requerimentos junto à Sefaz, que fará a análise e repassará os recursos financeiros conforme o impacto do tarifaço.