Cariri Como Eu Vejo

Google Maps: Modo Carro no app mudará a partir de amanhã; entenda

O Modo Carro, do Google Assistente no Google Maps, mudará o funcionamento a partir desta quarta-feira (7). Nos últimos meses, usuários que utilizam o recurso foram avisados, na própria interface de navegação, que “esta visualização será desativada em fevereiro”.

O aplicativo disponível para Android não disponibilizou uma explicação detalhada para o encerramento da função, o que fez muitos usuários especularem que seria o fim da função. O Google esclareceu, porém, que o recurso será mantido, mas com algumas modificações. A seguir, confira mais detalhes sobre.

As mudanças já eram esperadas. O portal 9TO5Google havia descoberto o anúncio de encerramento ainda em dezembro de 2023. O comunicado, porém, foi amplamente divulgado apenas recentemente. 

O recurso integrado ao Google Maps oferecia aos motoristas acesso rápido ao Assistente e aos aplicativos de áudio. Bastava iniciar a navegação do carro no Google Maps e, logo após, pressionar o botão de quatro quadrados localizado na parte inferior da tela. Ele funcionava apenas como uma forma de acessar rapidamente aplicativos como Google Mensagens, YouTube e Spotify, por exemplo, durante o trajeto. O recurso agora deve ficar resumido em uma barra na parte inferior da tela, priorizando o acionamento por comando de voz, não mais por cliques. 

O Google Maps ainda terá a navegação em tempo real para quem estiver dirigindo um carro. Além disso, o Modo Direção pode ter outras funcionalidades, a exemplo dos controles de música mantidos. Porém, o Google anunciou que o bloco “Deslocamento para o trabalho” será removido e alguns outros recursos do Assistente também serão retirados no final de fevereiro, embora ainda não se saiba quais são todas as funções. 

Há especulações que apontam para a possível substituição do modo por outros comandos de voz que estejam relacionados ao Google Assistente. Recentemente, a gigante de tecnologia também desativou o Android Auto para dispositivos e removeu o Assistant Driving Dashboard. 

Com informações de Android Police, The Verge e 9TO5Google (1,2).

Fonte: TechTudo / Foto: Mariana Saguias/TechTu

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo