Cariri Como Eu Vejo

Globo Repórter terá programa dedicado ao Cariri Cearense

O programa Globo Repórter convida todos os telespectadores a conhecer o Cariri, no sul do Ceará, no próximo dia 22 de março. Com produção do jornalismo da TV Verdes Mares e exibição para todo o Brasil através da TV Globo, o programa será dedicado a apresentar a natureza, pesquisas, histórias, cultura e religiosidade da região.

Dentre os assuntos mostrados está o fato de que o Cariri cearense abriga a Floresta Nacional do Araripe, estabelecida em 1946 como a primeira do país. Conhecida como Flona Araripe, esta área oferece diversas trilhas, incluindo a maior trilha de Single Track com 50 km. A diversidade de avifauna na floresta também será retratada, com pássaros que existem somente nesta região, como o soldadinho-do-araripe.

Além disso, a Chapada do Araripe é rica em fósseis, contribuindo para a criação do primeiro geoparque das Américas na região do Cariri. Visitas a escavações e museus de paleontologia revelam a importância desse patrimônio, assim como os desafios enfrentados na repatriação de fósseis ilegalmente levados para outros países.

Religiosidade

O Globo Repórter vai mostrar a história de Padre Cícero, cujo aniversário de 180 anos é em 24 de março, ele foi o grande propulsor de desenvolvimento de toda essa região. O padre, que foi banido da Igreja, depois aceito e atualmente está em processo de beatificação, em Roma, é considerado santo pelos nordestinos. Todos os anos ele arrasta 2,5 milhões de pessoas à região, ajudando a economia da cidade, que tem como base o turismo religioso.

Cultura e artesanato

O Cariri é culturalmente rico, com muitos artesãos reconhecidos como Mestres da Cultura, responsáveis por preservar e compartilhar a memória e tradições locais. Também abriga pelo menos 10 Museus Orgânicos, onde a arte ganha vida e os visitantes podem testemunhar os artistas em seus ambientes naturais, preservando assim a memória, cultura e oralidade local.

O programa visitou o Museu do Mestre Espedito, artesão que faz peças em couro internacionalmente conhecido, e da mestra Dinha, famosa por suas redes tecidas à mão. Também vai mostrar a tradição do Reisado, uma manifestação popular que celebra o nascimento de Jesus e rememora a visita dos três reis magos.

Para Aline Oliveira, repórter do Núcleo de Rede da Globo, participar desse especial foi a realização de um sonho acalentado por anos.

“Já produzimos um Globo Repórter, mas foi transmitido apenas para o Ceará. Agora, conseguimos concretizar o desejo de apresentar o Cariri para o Brasil e para o mundo”, comemora.

A repórter destaca que a Região sempre esteve em evidência nacionalmente devido à sua religiosidade e, ocasionalmente, com relação aos fósseis. Aline Oliveira conta ainda que o foco inicial da ideia do programa foi o aniversário de Padre Cícero, porém a equipe conseguiu retratar toda a riqueza do lugar.

“É uma imensa satisfação, uma realização como repórter com mais de duas décadas de experiência. Este projeto foi realizado graças ao trabalho de muitas pessoas”, ressalta.

Segundo Gustavo Bortoli, diretor de jornalismo e esporte do Sistema Verdes Mares de Comunicação, a produção da TV Verdes Mares tem ganhado destaque na emissora, com mais de 630 participações anuais no jornalismo da Globo, o que equivale a uma média de duas exibições por dia, sem mencionar a cobertura esportiva.

Ainda de acordo com Bortoli, o projeto deste Globo Repórter Cariri teve início em novembro do ano passado, mas cresceu exponencialmente com o tempo e a variedade de temas que foram abordados.

“É uma realização tanto profissional quanto pessoal, demonstrando nossa capacidade de realizar entregas desse porte e valorizar o lugar em que vivemos e suas potencialidades. Além disso, colaboramos para desmistificar uma imagem equivocada que muitos ainda têm do Nordeste, uma visão estereotipada. Temos o papel de ajudar a desconstruir esse conceito errôneo, sem esconder que enfrentamos desafios, mas somos muito mais do que isso”, afirma Bortoli

Via Portal Nosso Meio.

Compartilhe:

Descubra mais sobre Cariri como eu vejo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading