Furto de cabos de energia cresce no Ceará e já deixou 163 mil imóveis sem luz em 2025

De acordo com os dados levantados pela Enel Ceará, de janeiro a abril deste ano, cerca de 76 quilômetros de cabos de energia já foram furtados em todo o estado. Com isso, a distribuidora registrou 434 ocorrências na rede elétrica, o que já representa cerca de 41% do total registrado em 2024, quando foram contabilizadas 1.050 ocorrências. A partir das ações criminosas, aproximadamente 163 mil imóveis ficaram sem energia em todo o estado. As cidades com os maiores quantitativos de cabos furtados são Fortaleza (14,6 km), Beberibe (13,3 km), Camocim (8,2 km), Cascavel (5 km) e Caucaia (4,4 km), todas em áreas litorâneas.

Em 2024, a quantidade de cabos elétricos furtados no Ceará aumentou 26% em relação ao ano de 2023, totalizando 320 quilômetros de rede e afetando o fornecimento de luz para mais de meio milhão de unidades consumidoras (imóveis). Beberibe, Icapuí, Aquiraz, São Gonçalo do Amarante e Camocim foram as cidades com maior quantitativo furtado em 2024.

Impactos no fornecimento e novas tecnologias

 

Para além do crime e dos riscos para quem intervém na rede elétrica sem o devido treinamento, o furto de cabos pode chegar a afetar o fornecimento de energia de bairros ou até cidades, podendo prejudicar hospitais, clientes eletrodependentes, escolas, comércios e grandes indústrias. Em 2024, a distribuidora identificou mais de 1.050 ocorrências na rede elétrica, ou seja, mais de 1.050 vezes em que cabos de energia foram furtados, causando falta de energia para os consumidores. Neste ano, o número de ocorrências já chegou a 434, cerca de 41% do total registrado em 2024.

Além dos fios que são subtraídos da rede da distribuidora, outros equipamentos também acabam sendo severamente danificados, como cruzetas, transformadores e até postes. Segundo Marcelo Gomes, responsável de Manutenção da Enel Ceará, “esses danos agravam ainda mais o serviço, exigindo uma mobilização maior e mais especializada da nossa força de trabalho e aumentando em algumas horas o tempo de reparo em campo, e, consequentemente, o restabelecimento do serviço para os demais clientes. São ocorrências complexas em que precisamos reconstruir o trecho da rede que foi danificado”.

Para diminuir o impacto dessas ocorrências aos clientes, a Enel Ceará vem investindo cada vez mais na implantação de tecnologias que auxiliam na rápida recomposição da rede. Tendo a tecnologia como aliada, a distribuidora disponibiliza de mais opções para retomar o fornecimento de energia para o maior número de clientes possível, tudo isso dentro de segundos ou poucos minutos. “Isso é possível por meio de ferramentas de recomposição automática da rede ou de equipamentos telecomandados pelos operadores diretamente do Centro de Operações. Ao identificar um ponto de falha, isolamos aquele trecho com defeito e iniciamos manobras de transferência de cargas, seja de forma automática ou com auxílio do operador, normalizando todos os outros clientes”, explica Marcelo. A Enel Ceará já ativou o recurso de recomposição automática em 370 circuitos, melhorando a automação da rede de média tensão, além dos mais de cinco mil equipamentos de Telecontrole já instalados em todo o estado.

O principal benefício desse tipo de tecnologia é a diminuição significativa no tempo de normalização do fornecimento, além de reduzir o número de clientes sem energia em uma área afetada. Na prática, milhares de consumidores que precisariam aguardar pela atuação de equipes nas ruas para voltar a ter energia não percebem o impacto ou, no máximo, poderão sentir alguma oscilação momentânea no fornecimento.

Ações de combate e prisões

Como forma de combate às ações de furto de cabos, a Enel, com apoio dos órgãos de segurança do Ceará, tem intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, realizando visitas a sucatas em todo o estado. Neste ano, a distribuidora já realizou mais de 30 operações em campo, resultando em 9 prisões por furto ou receptação de material furtado.

No ano passado, mais de 20 operações em campo foram realizadas com apoio de forças policiais e equipes da distribuidora. Em reflexo a essas ações, o número de prisões por furto de cabos ou receptação desses materiais furtados cresceu pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, o aumentou foi de quase 60% em relação a 2023, totalizando 35 pessoas presas no Ceará. Na semana passada, dois homens foram presos em Beberibe e em Juazeiro do Norte por furto e por receptação de cabos furtados, respectivamente.

Somando-se às ações investigativas, a distribuidora também tem adotado como prática a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas onde há grande incidência de furto. Além disso, a empresa passou a adotar esses modelos de cabo em novos projetos, como obras de extensão de rede, com o objetivo de diminuir as ações de furto.

Crimes e denúncias

 

Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas 24h por dia por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526. O papel da população no fortalecimento desse combate é fundamental. A orientação da companhia é de que, caso observem pessoas ou veículos que não estejam com o fardamento completo da distribuidora intervindo na rede, denuncie.

É importante colocar que tanto o furto como a receptação de materiais furtados são crimes com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa é uma prática criminosa que coloca em risco a vida da população, principalmente aqueles que manipulam a rede elétrica sem treinamento e sem os devidos equipamentos de segurança, podendo também causar curto-circuito e deixar cabos energizados ao solo. Além disso, o furto de cabos afeta diretamente a qualidade do fornecimento de energia, interrompendo o serviço para os clientes.

Serviço

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

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