A EEM Prefeito Antônio Conserva Feitosa sediou na tarde desta segunda-feira (22), o I Congresso de Educação Ambiental.
O evento foi protagonizado pelos estudantes do 3° ano que apresentaram pesquisas desenvolvidas na área do meio ambiente e da sustentabilidade, durante as aulas de Geografia.
A partir dos resultados da pesquisa, sentiram a necessidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos, tanto para a comunidade escolar, quanto para outras instituições.
O Congresso que abordou o tema: “Educação que Transforma: Conhecimento Científico e Protagonismo Juvenil para a Sustentabilidade” teve como objetivo refletir sobre as práticas voltadas para a preservação ambiental, destacando o papel da educação e da ciência como instrumentos essenciais para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
Além da participação dos estudantes da escola anfitriã, o congresso contou com a presença de outras instituições da rede estadual de ensino, que apresentaram trabalhos e projetos desenvolvidos a partir da temática, fortalecendo a troca de experiências e o protagonismo juvenil.
A programação se estendei ao longo do dia, reunindo palestras, exposições, apresentações culturais e científicas, proporcionando um espaço de diálogo e aprendizado coletivo.
“O I Congresso de Educação Ambiental reafirma o compromisso da escola em formar cidadãos críticos, participativos e comprometidos com a sustentabilidade, estimulando o engajamento dos jovens na busca por soluções que impactem positivamente a comunidade e o meio ambiente”, reforça Maria Gilcarla, diretora da escola.
Os projetos apresentados foram avaliados e premiados com medalhas e certificados.
Segue a relação:
1° – CEJA Professora Maria Angelina Leite
“MAPEAMENTO SOCIOAMBIENTAL PARTICIPATIVO NOS BAIRROS PERIFÉRICOS DE BARBALHA – CE”
2° – EEM Prefeito Antônio Conserva Feitosa
“PARQUE ECOLÓGICO DAS TIMBAÚBAS – uma análise dos benefícios sobre os mananciais da cidade de Juazeiro do Norte – (CE)”
3° – EEMTI Alaíde Silva Santos
“A legitimação do desmatamento da caatinga: uma análise crítica do discurso.”
Melhor produto didático:
JUACITY – 3° A
No total foram 18 trabalhos, contando com escolas de outros municípios como Crato, Barbalha e Abaiara.