Energia solar e eólica representam quase 24% da matriz elétrica brasileira em 2024

A energia gerada pelo vento (eólica) e pelo sol (solar) teve 23,7% de participação na geração total de eletricidade do Brasil em 2024, de acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) 2025, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta terça-feira (26).

O aumento das fontes renováveis chega a representar quase um quarto da matriz energética brasileira, refletindo a expansão da geração de energia eólica (12,4%), solar (39,6%) e gás natural (23,9%), o que resultou em uma queda de 1% da participação da energia hidráulica.

No total, a oferta interna de energia elétrica alcançou 762,9 terawatt-horas (TWh) em 2024, um crescimento de 5,5% em relação a 2023.

Energia renovável em crescimento

O aumento da participação da energia eólica e solar mostra o fortalecimento das fontes renováveis no Brasil e a diversificação da matriz elétrica, reduzindo a dependência das hidrelétricas e aumentando a segurança energética do país.

Parceria local:

Para quem deseja instalar energia solar em residência ou comércio no Cariri, a empresa @jsolarjseguranca oferece serviços e produtos com pronta entrega e instalação, atuando na região com excelência há anos.

Compartilhe: