Governador do Ceará articula ações com o Governo Federal e setor produtivo para reduzir impactos das tarifas de 50% impostas pelos EUA.
O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (31), um conjunto de ações para minimizar os impactos da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Segundo ele, as medidas serão articuladas com o Governo Federal, por meio de reuniões com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além de diálogo com empresários e secretarias estaduais.
Elmano classificou o aumento tarifário como “absurdo e injustificável” e afirmou que atuará para preservar empregos e proteger o setor produtivo cearense. Entre as primeiras ações, estão encontros com os segmentos mais afetados, como pescados, castanha de caju, água de coco, cera, couro e calçados, além de articulação com a Receita Federal, Ibama e Porto do Mucuripe para agilizar exportações antes do início da cobrança, previsto para 6 de agosto.
O governador também avalia comprar mercadorias de produtores locais, principalmente perecíveis, para utilização em programas sociais e equipamentos públicos. “O momento é de união para proteger a economia e os empregos dos cearenses”, ressaltou.